segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

JBoss EAP 6 - Primeiros contatos



   Depois de trabalhar bastante com JBoss EAP 5.x por um tempo considerável, tive uma oportunidade impar de começar os trabalhos com o EAP 6, e melhor, migrar uma aplicação que vinha do 5.x, ou seja, utilizava frameworks antigos com relação ao do contêiner do 6.

   As principais mudanças que observei são:

1 - Possibilidade de gerenciamento de configurações do profile por domínio;
2 - Implementação do conceito de módulos, o que reduz o uso de memória da JVM;
3 - Alteração da interface de gerenciamento(console) e JBossCLI;
4 - Simplificação dos XMLs;
5 - HornetQ para mensageiria.

   Sei que existem mais alterações, entretanto para a ação de migração da aplicação em JSF que precisava foram os pontos mais observados.

   O que vale a pena citar do caminho da migração:

   Não utilizei bibliotecas do contêiner internas na aplicação, dupliquei a versão das mesmas no contêiner no diretório 'modules' e apenas na referência do 'jboss-deployment-structure.xml' excluí a versão 'main' e utilizei a do slot criado.     Bibliotecas de uso comum das aplicações que foram desenvolvidas pelo cliente coloquei como módulo também, para isso foi necessário alterar sua visibilidade.

   Todas as alterações relevantes foram executadas no XML 'domain', facilitando e muito o gerenciamento.

   Por boa prática utilizei o CLI para adicionar bibliotecas e DataSources, que agora são carregados como módulos também.

   Quanto a configuração do ModCluster, nenhuma novidade aparente, mas pude observar um melhor funcionamento do JGroups para comunicação entre os nodos do cluster. Outro item que deve ser levado em conta na configuração do cluster é o Infinispan, que gerencia o cache das aplicações.

   O bom deste primeiro contato "a quente" com o 6 foi ter que mexer bastante mesmo nele para fazer tudo funcionar 100%, e isso me agregou muito.     O que pude levar em resumo foi que a administração do JBoss melhorou muito, com a atualização dos frameworks muitos problemas foram solucionados.

    Nota 10 para o novo Enterprise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário